2008-05-22

AniVenture 2008

[ fotos ]

Mais uma vez, a Blablonski teve a oportunidade participar de um evento em outro estado... e para tanto, foi organizada a "2a Expedição Blablonskiana" rumo a Itajaí (Santa Catarina) para participar do evento AniVenture. Esta experiência foi repleta de novidades desde a participação em um evento que ocorreu nas instalações de um shopping até questões práticas como intervenções com plaquinhas ou ainda o desempenho de função na reta final da gincana oficial do evento.

[ pré-evento | evento | pós-evento ]


dia 1 | sábado | 17 de maio

Emilio e Fábio chegaram no Itajaí Shopping e incertos do local exato para entrada, abordaram um dos seguranças que indicou a entrada pelo estacionamento. Após contornar a quadra percorrendo o percurso maior (pela falta de experiência ou reafirmando a lei de murphy), os fanzineiros se identificaram e seguiram a orientação do guarda seguindo pelas direitas até a entrada de serviço do prédio.

Chegando ao espaço do evento, eles se dirigiram ao estande sem pestanejar (até porque já sabiam sua exata localização através de um mapa fornecido pelos organizadores) e organizaram o interior da tenda. Arrumaram as mesas e cadeiras, colocaram os "cartazes" e os fanzines. Aproveitando a viagem, Fábio levou uma cobertura experimental para as mesas... napa verde! Ela se mostrou prática no que se refere a limpeza e visual, mas é mais pesada e menos maleável que o tradicional tnt.

O AniVenture abriu suas portas pontualmente às 11h e o público veio... (e sempre acabamos lembrando daquele filme "Campo dos Sonhos" com Kevin Costner que também fez o memorável "Dança com Lobos" e ferrou tudo com "WaterWorld"... um filme com nome de difícil pronúncia e ruim de engolir..., mas neste ponto a gente também sempre repara que perdeu o rumo...como o próprio Kevin...). Bom, mas voltando ao assunto que interessa, o público veio e era composto por pessoas da cidade e arredores, integrantes de caravanas e até entusiastas vindos de São Paulo.

As pessoas que foram ao evento puderam conhecer uma boa variedade de fanzines e alguns puderam até descobrir o que é um fanzine e um terceiro grupo descobriu o que são fanzines, mas ainda precisam de maiores esclarecimentos... De qualquer forma, conversamos com muitas pessoas, fizemos alguns amigos e como é de praxe, encontramos um camaradinha sem-noção que queria a todo custo nos vender uma meia (!?!).

O evento teve uma série de atividades como o Animekê, concursos de cosplay, workshops, apresentações e uma dinâmica gincana. Os convidados especiais, os cosplayers Vingaard e Yuki, conversaram com o público e trouxeram vídeos abordando e também desmistificando alguns pontos sobre cosplay. Havia cosplays bem elaborados como aqueles da turma do Mortal Kombat e outros tantos, mas um que se destacava pelo inusitado, ineditismo e (por que não?) criatividade era o camarada Pedro "Youkai Sanseru" como Dr. House (poxa... se você não conhece o seriado House, sugerimos que busque conhecer...).

Quase no final do primeiro dia de evento, Fábio aproveitou uma oportunidade e comprou uma plaquinha (algo que já faz parte do cotidiano de eventos do gênero) para tentar novas abordagens junto ao público no dia seguinte.


dia 2 | domingo | 18 de maio

No segundo dia, Emilio e Fábio procederam com os mesmos passos iniciais e organizaram o estande... e na espera pelo público, Emilio fez um desenho de Fábio na plaquinha... Fábio pediu que fosse incluída a plaquinha no desenho e que dentro da plaquinha houvesse novamente o desenho do Fábio segurando uma plaquinha formando um desenho infinito (confira nas fotos e logo você verá que não é tão complicado quanto parece). Com o desenho pronto, Fábio fez uma pose quase estática imitando o desenho da placa... e absurdamente isto começou a chamar a atenção das pessoas que passavam pelo estande... algumas até tiraram fotos e outras passavam por ali periodicamente para ver se o fanzineiro ainda estava naquela mesma pose.

Além das intervenções com a plaquinha (que alguns incrivelmente não entenderam), foi iniciada uma promoção que premiava cada comprador com um retrato/caricatura feita na hora pelo Emilio. Esta proposta gerou imediatamente uma pequena multidão que cobriu o estande e rendeu horas de diversão para ambos os lados.

Dada a movimentação e a pouca agilidade de Fábio, grandes momentos do evento não tiveram registro fotográfico, mas a gente continua torcendo para que situações como estas sejam melhor administradas no futuro ou então coloquem a máquina fotográfica nas mãos de alguém mais competente.

Em certo ponto do evento, foi iniciada a etapa final da gincana e um dos pontos de passagem era o estande da Blablonski, onde deveriam chegar através de uma charada e receber um envelope que levaria a um outro lugar também através de uma charada. Foi o momento mais frenético e faceiro com grupos correndo loucamente com excesso de adrenalina e sede de vitória.

Um dos momentos mais marcantes do encerramento foi a apresentação do grupo do Anime Daiko com a performance de seus integrantes trajando cosplays e tocando tambores. Na segunda etapa, eles se misturaram ao público e aquela massa de pessoas virou na prática uma festa muito empolgante.

O evento foi ótimo e a equipe da Blablonski agradece aos organizadores do AniVenture e ao público em geral pelo acolhimento e pela boa vontade. Esperamos pela próxima edição!


fanzineiros participantes:

Emilio Burgos
Fábio Martins
Ticiana Alves

..................................................................................

Nenhum comentário: