contatos | a palavra | a iniciativa | a história | o que é fanzine?
Pré-Blablonski
[ 1998 ]
Fábio Martins, Felipe Ferreira, Vagner Santos e outras tantas (e valorosas) pessoas (como a Roberta, o Judá,...) começam individualmente a produzir histórias em quadrinhos em um curso no centro de Porto Alegre.
[ 1999 ]
No ano seguinte, Fábio Martins e Felipe Ferreira decidem editar suas histórias em quadrinhos juntamente com alguns textos jocosos no fanzine chamado Por Que Não? e o camarada Maurício Dias foi o primeiro apoiador (comprador) desta empreitada. Outras três edições do Por Que Não? naquele ano e tiveram participações de amigos como Vagner Santos, Diogo Ferreira, Maurício Dias, Rogério de Souza, Celso Ogliari e outros tantos.
[ 2000 ]
Um momento conturbado... A quinta edição do Por Que Não? propicia situações complicadas que acabaram interrompendo a continuidade do mesmo. Felipe edita o fanzine Contra-Senso. Fábio edita o fanzine PAqCA. Os dois juntamente com Vagner Santos lançam a primeira edição do fanzine Deep UnderCover. O fanzine Por Que Não?! é retomado em outubro.
[ 2001 ]
O fanzine Por Que Não?! rende ainda duas edições e é novamente interrompido por questões editoriais.
[ 2005 ]
Gabriel Oliveira, Gabriel Strzalkowski e Raul Mangun do Bakko Mangá participam do AnimeXtreme em Canoas com os fanzines Ayla, Vice-Diretor Damion e Live Action. Com a orientação e algumas dicas de Elton Azuma, o trio inicia uma série de ações que resulta no esgotamento da tiragem dos fanzines.
Blablonski
[ 2006 ~ ... ]
Com a promessa de uma nova edição do lendário evento AnimeSul, Gabriel Strzalkowski entra em contato com a organização do evento para propor a instituição de um espaço efetivamente dedicado a fanzines no mesmo. O conceito deste espaço foi inspirado nas áreas de fanzines de eventos similares realizados em São Paulo como o Animecon e o AnimeFriends. A área de fanzines no AnimeSul se chamaria FanzineSul
Através de um tópico na comunidade do AnimeSul no Orkut, Fábio Martins entrou em contato com Gabriel Strzalkowski. Em 24 de janeiro de 2006, Fábio Martins, Gabriel Strzalkowski e Vagner Santos se reuniram no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana para tratar do FanzineSul e acabaram extrapolando a idéia pensando que outras ações voltadas aos fanzineiros e suas produções seriam possíveis... e os três deram início a um projeto maior, a Blablonski.
Desde então, a Blablonski tem atuado em prol dos fanzineiros e participando de eventos de variadas formas projetando áreas de fanzines com nomes próprios e identidade visual desenvolvidas pelos próprios coordenadores (como o FanzineSul no AnimeSul, o FanzineXt no AnimeXtreme e o FanzineFest no Anime Z Festival), operacionalizando áreas de fanzines, participando com estandes ou ainda marcando presença em eventos em outras cidades ou estados. A Blablonski já participou de eventos como: AnimeSul, AnimeXtreme, Anime Z Festival, Sapukanime, AnimaWeekend, AnimePoint, AnimeSC e AnimeWorld.
Daqui para a frente, a Blablonski como palavra e como iniciativa são uma construção coletiva...
..................................................................................
2008-04-22
Blablonski - a história...
Postado por fnm às 00:47
Marcadores: 2006, blablonski, ccmq, Fábio Martins, fanzines, Gabriel Strzalkowski, história, Vagner Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário