2008-02-25

AnimeSC 2008

[ fotos ]

Iniciamos os relatos desta nova aventura ressaltando o fato de que esta foi a primeira Expedição Blablonskiana! Os intrépidos fanzinautas Fábio Martins e Gabriel Strzalkowski partiram de Porto Alegre para participar do evento AnimeSC em São José no Estado de Santa Catarina.

Participamos do evento com um estande repleto de fanzines de diversos amigos que costumam estar conosco em eventos locais e o camarada Gabriel foi responsável pelo workshop de Mangá do AnimeSC.

os preparativos

A semana que antecedeu a viagem foi bastante agitada. Fanzines sendo produzidos e contatos sendo feitos com amigos fanzineiros para que suas produções também fossem expostas no evento. Com ações coordenadas, muitos arranjos e acertos de agendas, foi possível empreender um esforço logístico que resultou em um acervo de aproximadamente 25 fanzines diferentes para esta empreitada.

Na noite de 15 de fevereiro, Fábio e Gabriel foram até a loja da Jambô na rua Sarmento Leite para se juntar a caravana oficial do evento. Dois ônibus partiriam dali com expositores, bandas, equipe do evento e visitantes. Para espanto dos fanzineiros, eles foram parar no ônibus mais bem equipado da caravana com amplo espaço interno, televisores, sanitário, e frigobar com água e refrigerantes. Tanta alegria não poderia durar indefinidamente... A caravana fez uma parada na rodoviária de Porto Alegre e uma banda (talvez duas) embarcaram. A questão problemática não se refere diretamente a crítica musical (muito antes pelo contrário, as bandas mostraram muita competência nas apresentações)... o problema foi a "festa" dentro do ônibus durante a viagem. Os integrantes das bandas debatiam desde a eficiência técnica e artística do guitarrista Slash até um tal efeito de voz gutural (que parece ter sido o assunto e piada preferencial da noite - e depois a piada referencial dos viajantes não-músicos dentro do ônibus se referindo aos ditos cujos).

Foi possível dormir naquela madrugada... até que mais do que inesperadamente o ônibus começou a saltar freneticamente (quase executando cambalhotas, ou pior, calhambotas). Tal ocorrência não parecia ter explicação lógica imediata... poderia ser a estrada em péssimas condições, uma nave alienígena abduzindo nosso meio de transporte, uma falha na suspensão, uma conjugação de diversos fatores,... O fato é que em meio a tanta agitação, Fábio precisou fazer uso do sanitário neste cenário improvável e ele conseguiu fazer xixi em gravidade zero saindo imune desta experiência.

dia 1 | sábado | 16 de fevereiro

Após mais alguns turnos de sono, a travessia do rio Mampituba e tantos vários quilômetros, a caravana chegou a Florianópolis... E era esse apenas o início de mais uma etapa da aventura... Muitos foram os caminhos tomados para se chegar na cidade de São José e no evento efetivamente... O(s) motorista(s) estava(m) perdido(s). Muitas vezes paramos para perguntar o caminho, muitas vezes passamos pelos mesmos caminhos, muito duvidamos da capacidade do motorista, muito o motorista deve ter duvidado de si mesmo, mas em algum momento de iluminação e sorte encontramos um carro da polícia que nos guiou por parte do trajeto.

Algum tempo depois, chegamos ao hotel, mas fomos direto para o Centro Multiuso da cidade que fica de frente para o mar. Chegamos ao amplo local do evento e nos instalamos em um dos estandes a nossa escolha. Estando no AnimeSC, estávamos tranquilos... a parte do evento para nós já é bem conhecida.

Com a estrutura devidamente montada e com as portas do evento abertas, seguiu a rotina tradicional dos eventos com muitos contatos com os visitantes, equipe do evento, alguns momentos de silêncio, algumas vendas e diversão também (por que não?). O volume de público não foi tão grande quanto se esperava, mas encontramos alguns desenhistas bastante habilidosos.

Após o final do primeiro dia no evento, Fábio e Gabriel (assim como tantos antepassados em diversos pontos do planeta) foram em busca de alimento. Muitas eram as opções para quem gosta de cachorro quente e os fanzinautas acabaram por apelar para uma lanchonete de fast food. Para fazer um pouco de exercício, conhecer a cidade e procurar um supermercado, eles iniciaram uma longa caminhada e constataram que a cidade não é muito povoada ou movimentada.

dia 2 | domingo | 17 de fevereiro

Acordando cedo e na hora certa (uma vez que atrasamos os relógios conforme as orientações sobre o fim do horário deverão), Fábio e Gabriel tomaram café da manhã junto aos camaradas de caravana no térreo do hotel. Gabriel estava um pouco mais bronzeado do que quando se deitou... a janela do quarto foi deixada aberta para proporcionar uma melhor ventilação depois de um dia quente..., mas nenhum dos dois se deu conta de que o sol nasceria e iluminaria diretamente uma das camas... a cama do Gabriel.

Os fanzineiros chegaram cedo no Centro Multiuso e aproveitaram o sossego do local para conversar com outros expositores e fazer um reconhecimento mais detalhado daquela impressionante edificação.

Com a abertura das portas, o evento tomou seu rumo habitual. As atividades do evento se encaminharam e Gabriel foi o responsável pelo workshop de Mangá no AnimeSC e foi de grande ajuda no workshop de Japonês (o idioma).

Quando o relógio marcava aproximadamente e uma emocionante disputa de dança da cadeira devidamente adaptada para o contexto se realizava bem diante de nosso estande, uma forte chuva começou e quase fomos vítimas de uma goteira galopante. Já acostumados com migrações, Fábio e Gabriel levaram seu material para um outro espaço. A tempestade foi muito forte (e lá pelas imediações da cidade de Tubarão parece que foi até um tornado...).

Com o final das atividades nos estandes e início do show de encerramento do evento, os fanzinautas recolheram os fanzines e materiais e se juntaram a outros expositores colegas de caravana nos preparativos para o regresso. Devido a espera pela chegada de todos os tripulantes, resolução de outras questões que podem ocorrer em qualquer evento e afins, ficamos próximos ao ônibus. Tal espera nos permitiu conhecer melhor aqueles que partilhavam conosco o meio de transporte (e naquele ônibus, se formaram dois clãs, mas isso não é importante agora). Outra oportunidade gerada pela espera foi a percepção da ausência de cães na cidade e abundância de quero-queros (que devem ter comido os cães... quase vimos estes predadores em ação).

Após o período de espera, embarcamos em nossa jornada rumo ao nosso Rio Grande do Sul, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor...Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor. Ah, a música é bacana e a rima até que passa, mas o importante mesmo e encarar um novo desafio e voltar são e salvo.

Nós, da Blablonski, agradecemos aos organizadores e equipe do AnimeSC pela recepção e acolhimento (no bom sentido) e também aos colegas fanzineiros pelo apoio.

..................................................................................